Alguém me brindou com o apelido de ISENTÃO . Não liguei porque tratava-se de um rapaz sem noção ! Duvido que tenha lido o que nós professores lemos de História, Sociologia, Psicologia e Teologia. Somos ensinados a escolher e optar sem ódio contra os do outro lado ! A palavra é CRITÉRIO .

Jesus também era isento,sem ser isentão. Tomava partido quanto era a hora de fazê-lo. Mas não se comprometeu com nenhuma ideologia, ou partido ou corrente bitolada do seu tempo. Dizia que a “ verdade é que liberta”

E as regras e debates dos fariseus não eram para os seus discípulos . Eram isentos mas não isentões . Não escolheram nenhum partido ou corrente do seu tempo. Tinham frequentado as aulas de Jesus . Ele mesmo mandou alguns seguidores embora porque estavam insatisfeitos com suas pregações ! ( Jo 6,64)

Jesus era isento de ódio. Um cristão que estudou a Bíblia e Moral Católica sabe quando ser isento e quando tomar partido num país. Mas agirá sem ofender os do outro lado .

Vejo postagens iradas contra Lula, Bolsonaro, juízes do STF , contra Moro e promotores de agora .

Vêm de petistas, bolsonarianos, socialistas, comunistas, direitistas e… cristãos católicos e evangélicos também .

A palavra TAMBÉM se aplica a padres, freiras, seminaristas e leigos e até pregadores católicos e evangélicos , que, ao tomar posição política contra determinados cidadãos que odeiam, ( isto: odeiam) , esquecem os mandamentos de Jesus .

Colocam sua opção política acima da sua opção cristã . Não conseguem discordar sem ofender ! Stalin,Hitler, Mussolini, Mão Tse Tung e outros ditadores no século passado odiavam e prendiam e matavam . Mais de 50 ditadores fizeram isso. E ainda hoje fazem isso !

Escolhiam e matavam quem não escolheu o que eles escolheram ! Foram quase 20 milhões de mortos assassinados nessas ditaduras e quase 100 milhões de expatriados e sem terra porque não eram do regime !…

Podemos discordar e até fazer oposição a juízes, promotores, Lula e Bolsonaro, mas há ódio evidente e petulância e raiva em algumas postagens . Vejo isto todas as manhãs quando abro meu computador . Aquilo é ódio, meus irmãos !

Isto é o contrário de tudo aquilo que Jesus ensinou. Pelo que sei, Jesus e os apóstolos, não eram “isentões”. Mas sabiam ser isentos ao enfrentar gente das quais discordavam . Aprenderam com Jesus.

Não sou obrigado ser pró Lula nem pró Bolsonaro, nem pró esquerda ou pró direita, nem pró centro . Mas sou obrigado a respeitar até os meus inimigos e crentes de outras religiões.

Estudei o suficiente para saber sobre as correntes religiosas e políticas do mundo e do Brasil e aprendi a dizer sim ou não porque sou católico e cidadão livre .

Sou boi como qualquer boi, mas sei mugir na hora certa e não sou obrigado a mugir em coro com os outros .

Sou livre e a catequese que recebi me deu condições de analisar os fatos e elogiar o que foi bom e o que não foi , o que está sendo bom e o que não está sendo .

Quanto aos sujeitos que nos chamam de “isentões” talvez nem saibam quando ser isento e quando tomar partido sem pressão da direita nem da esquerda nem de centro ! Mugem como o resto do curral ! Bois fazem isso. Mas gente instruída, escolhe !

Universidade, bons professores e bons livros existem para isto .

A palavra é CRITÉRIO ! Eu escolho ! Fui amigo de Dom Luciano Mendes e sou seguidor de Jesus e do Papa Francisco !

Pe Zezinho scj
09/11/2019

Categorias: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.